top of page

CULINÁRIA

A forma pela qual os povos preparam os alimentos conta um pouco da sua história. A maneira de cozinhar dos judeus narra a trajetória de um povo que, apesar de errante, mantém-se unido por suas tradições. Hummus, tahine, arroz, purê de batatas, legumes. Esses ingredientes sempre estão presentes em receitas servidas nos almoços e jantares israelenses. Normalmente, o povo consome seu café da manhã em casa, as vezes acompanhado de uma salada. É comum ser consumido:

  • Burekas

  • Salada Israelense.

  • Shakshuka

Cultura

MÚSICA

A música de Israel contém influências adquiridas através de imigrantes de todo o mundo. Umas das orquestras de maior renome do mundo é a Filarmônica de Israel, fundada há mais de sete décadas, que realiza mais de duzentos concertos por ano em todo o mundo. Israel produziu também muitos músicos de qualidade, alguns de estrelato internacional e na categoria de virtuosos: Itzhak PerlmanPinchas Zukerman e Ofra HazaArik EinsteinIshtarIdan Raichel e Naomi Shemer são outras das estrelas israelenses. O Estado tem participado do Festival Eurovisão da Canção quase todos os anos desde 1973, no qual conquistou a competição por três vezes e a sediou por duas. A cidade de Eilat realiza seu próprio festival de música internacional, "o Festival de Jazz do Mar Vermelho", todos os verões desde 1987. O país também é visto como um ícone da música eletrônica, com DJ's bem conceituados, como Sesto SentoOffer Nissim e Infected Mushroom.

Acompanhando a produção musical, está a dança, que, em Israel, divide-se entre a artística e a folclórica. Considerada uma expressão de alegria, a dança faz parte das celebrações religiosas, nacionais, comunitárias e familiares. A ramificação folclórica é um misto de tradição judaica e não judaica, cultivada desde os idos de 1940, e apresenta-se em constante desenvolvimento, entre as fontes históricas e as modernas, misturando estilos bíblicos e contemporâneos, não servindo apenas para manter as tradições. Já a artística foi introduzia na década de 1920, por professores e praticantes fiéis vindos da Europa. Cada grupo nascido no país atingiu alto nível profissional de seus estilos próprios, das quais destacam-se seis grandes companhias: o Teatro de Dança Inbal, a Companhia de Dança Batsheva, a Companhia de Dança Bat-Dor, a Companhia de Dança Contemporânea do Kibutz, o Balé de Israel e o Koll-Dmamá.

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page