top of page

POLITICA

POLITICA ISRAELENSE

 

Israel é uma democracia parlamentar republicana baseada no sufrágio universal e na representação proporcional. O sistema de governo de Israel se baseia em várias leis básicas decretadas por seu parlamento, o Knesset.

O presidente é eleito pelo Knesset. Após a escolha presidencial, o primeiro-ministro escolhido tem 45 dias para formar um governo. Nas eleições de maio de 1996, os israelenses pela primeira vez escolheram seu primeiro-ministro por voto direto, mas desde então sua eleição direta não mais ocorreu.

Os membros do gabinete como um todo devem ser aprovados pelo Knesset. Os 120 parlamentares são eleitos para um mandato de quatro anos, apesar de o Knesset ter poderes para convocar novas eleições antes do fim do período. As votações são conduzidas usando-se fórmulas de representatividade proporcional de listas partidárias, incluindo o chamado método de Hondt. As eleições gerais são em listas abertas, ou seja, os eleitores que votam apenas nos partidos sabem a ordem dos candidatos dentro das listas previamente elaboradas. Não há voto distrital: todos os eleitores votam exatamente nas mesmas listas partidárias. O sufrágio é universal para os cidadãos israelenses com 18 anos ou mais. Os locais de votação funcionam em Israel e nos demais territórios. Votos para os ausentes do país se limitam ao corpo diplomático e membros da Marinha mercante.

Principais partidos políticos:

Kadima (centro), Likud (centro-direita), Yisrael Beitenu (direita), Avoda (centro-esquerda), Shas (ultra-religioso), Shinui (centro laico), Mafdal (religioso), União Nacional (centro), Meretz (esquerda), Balad (árabe) e Hadash (esquerda).

bottom of page